terça-feira, 28 de setembro de 2010

Programas de reciclagens


Será que o homem está preparado para começar a realizar tarefas ‘simples’ como a de dar destinação adequada ao lixo produzido???
Hoje o lixo é uma das grandes preocupações para o mundo inteiro. Só no Brasil, cada pessoa gera, em média, um quilo de lixo por dia, alcançando um total anual de 55 trilhões de quilos.
O lixo brasileiro é como um dos mais ricos do mundo, mas o grande problema é que não está sendo dada a devida importância às questões relativas ao saneamento ambiental, à coleta e principalmente a destinação adequada dos resíduos. Os lugares onde a população acaba jogando os lixos, como em nascentes, córregos, margens de rios e estradas, atraem desempregados e famintos, que sobrevivem catando lixo, e então provocam problemas ambientais graves e poluem as águas, que muitas vezes são captadas para consumo.
Em todo o canto do Brasil, não somente em grandes capitais como em cidades pequenas, encontramos catadores de lixo, situação desagradável, fruto da MISÉRIA, do DESEMPREGO e da busca pela SOBREVIVÊNCIA.
O programa da Unicef preconiza a necessidade de mudar a vidas dos que vivem em condições de absoluta pobreza. Com as alternativas: catação nos lixões por coletas seletivas, com a participação das famílias dos catadores, gerando postos de trabalho e renda para as mesmas.
Cerca de 35 % do lixo coletado poderia ser reciclado e outros 35 % poderiam ser transformados em adubo orgânico. E a reciclagem gera novos empregos, inclusão social, preservação, diminuição da poluição, reutilização e economia, comercialização e receita, consciência e qualidade de Vida.
As devastações, falta de espaço para armazenar, contaminações, proliferação de doenças, muita pobreza e fome, são problemas encontrados com a falta de reciclagem.
Em alguns municípios brasileiros já contam com a coleta seletiva de lixo e usinas de reciclagem. Como por exemplo Curitiba (PR), com o programa "Lixo que não é lixo", implantado há 10 anos, é exemplo de experiências bem sucedidas.
Mas, de acordo com o levantamento da Unicef sobre a destinação final do lixo no Brasil, constata-se uma precária situação na maioria dos municípios: 88% deles não possuem conselho de meio ambiente, tido como principal instrumento de controle dos problemas ambientais. Apenas 34% das cidades têm um órgão ambiental especifico, em 25% são outras instâncias que respondem pela área ambiental e em 41% não há qualquer órgão responsável pela gestão ambiental. (COMPAM)



Fontes: http://www.compam.com.br/art_lixodia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem

Laila Tramontin

Um comentário:

  1. Com toda essa tonelada de lixo que produzimos por ano, a OPÇÃO hoje, é de reciclar e utilizar, daqui a alguns anos, chegaremos a um ponto em que seremos OBRIGADOS a destinar todo esse lixo, devido ao nível de poluição que chegaremos, que será irreversível, se não controlado HOJE!

    Postado por: Acadêmica Raiane Zapelini da Silva

    ResponderExcluir