terça-feira, 28 de setembro de 2010

ENERGIA LIMPA PENSE NISSO!

Energia limpa é um tipo de energia que não libera ou libera pouco, gases ou resíduos que contribuem para o aquecimento global. A energia limpa é considerada renovável porque sua produção se da através de recursos renováveis, como o movimento das águas, luz solar, vento. Existem cinco principais tipos de energia limpa, solar, eólica, das marés, biogás e o biocombustível.

• Solar – a luz solar se transforma em eletricidade por um dispositivo eletrônico chamado célula fotovoltaica. Já nas placas solares se a o aquecimento direto da água. Sua vantagem que é inesgotável, abastece lugares onde a energia comum não chega. Mas um grande problema é que seu fornecimento é interrompido a noite e sua eficiência diminui em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol.





• Eólica – é um imenso cata vento que se movimenta com a força dos ventos assim acionando um gerador. É uma fonte inesgotável de energia e também abastece lugares onde a energia comum não chega. Uns dos contras a energia eólica são a poluição visual e morte de pássaros.




• Das Marés – num similar funcionamento ao sistema eólico as águas do mar movimentam uma turbina que acionam um gerador de eletricidade. Sua produção de energia não existe exploração comercial mesmo tendo fonte de energia em abundancia nas cidades costeiras, mas o nível do mar devido as mares prejudica a produção regular deste tipo de energia.



• Biogás – a matéria prima utilizada para este tipo de energia é a transformação de excrementos animais e lixo orgânico. Essa mistura é fermentada num biodigestor, liberando gás e adubo. Essa técnica de energia limpa substitui diretamente o petróleo; ajuda o produtor rural, que pode produzir biogás para seu próprio sustento e para venda do gás e também utilizam o adubo. O grande problema é o armazenamento do gás.



• Biocombustível – a produção é a partir de produtos agrícolas, como sementes de mamona, cana de açúcar, cascas, galhos e folhas de arvores que sofrem processos físico-químicos. Essa transformação gera o etanol e o biodiesel, onde o Brasil é um dos maiores produtores mundiais. O biocombustível substitui diretamente o petróleo.





http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_448632.shtml

http://www.brasilescola.com/quimica/energia-limpa.htm

Aluna: Carolina Madeira Bunn Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário