terça-feira, 28 de setembro de 2010

Carros Ecológicos: A um passo da realidade.


Carros Ecológicos: A um passo da realidade.

A necessidade para aquisição de um automóvel é cada vez maior em todo o mundo, seja por falta de transporte público, comodidade, ou vaidade, e essa quantidade imensa de carros rodando 24 horas por dia agrega ao planeta, às vezes inconscientemente, a poluição, pois os carros são a principal fonte de contaminação do ar: os gases emitidos pelos mesmos são responsáveis por 40% da poluição nas grandes cidades, a queima de gasolina liberta o monóxido de carbono, e respirar este gás faz mal para o coração, provoca náuseas, enjôo, dor de cabeça e prejudica os pulmões. E pode-se salientar também outro fator negativo do automóvel que é a utilização desenfreada de um recurso não-renovável: o petróleo.




Pensando nesse problema, já existem no mercado carros elétricos, que causam menor impacto ao meio ambiente, pois são movidos por motores elétricos, utilizam baterias recarregáveis e dispensam o emprego de gasolina. Eles também geram menos poluição sonora.
O marcador de combustível é semelhante nos dois tipos de veículos e se a bateria ficar fraca, o medidor do carro elétrico aponta para baixo, assim como a falta de gasolina.



Um quilômetro em um carro elétrico custa aproximadamente sete centavos, e em um carro movido à gasolina vinte centavos. Porém, as baterias duram por cerca de 30 mil km e custam quatro mil reais. Na média final, o carro elétrico consome vinte e dois centavos por quilômetro, dois a mais que os carros tradicionais. Contudo, o meio ambiente agradece, e essa tecnologia pode ser aprimorada gerando ainda mais economia aos usuários.




E ainda, quando inutilizados na garagem, os carros podem servir não só para estabilizar a rede elétrica, mas também como fonte de suprimento no caso de falta de energia.
Estimativas indicam que, daqui a 10 anos, até 50% dos novos carros nos Estados Unidos serão elétricos.
E no Brasil a Fiat lançará um modelo do Fiat Palio Weekend na sua versão elétrica no ano de 2011, e será o primeiro carro elétrico produzido no Brasil. O carro é praticamente igual ao um carro movido a combustível.

Referências:
http://veja.abril.com.br/multimidia/galeria-fotos/carro-eletrico-brasileiro
http://www.atitudessustentaveis.com.br
http://ambilog2006.blogspot.com/2006/12/os-carrose-poluio.html



Aluna: Talita Fraga Rinaldi
Arquitetura e Urbanismo
Prof. Michelle Benedet

Um comentário:

  1. Hoje a tecnologia esta cada vez mais desenvolvida, com o carro ecológico o valor dos automóveis de mercado diminui, dando oportunidade a todos para ter seu carro próprio.
    O transporte público não é eficiente, não consegue atender a maioria da população, onde todos acabam comprando carro para suprir suas necessidades. Esses são os motivos de tanta poluição, dando criatividade ao carro ecológico.

    ResponderExcluir