terça-feira, 28 de setembro de 2010

BICICLETA É O MEIO DE TRANSPORTE MAIS SUSTENTAVEL DO PLANETA!


Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana trazendo medidas que sejam preenchidas as necessidades das atividades humanas.
Pensando na melhoria do ecossistema e na preservação do meio ambiente, no presente e no futuro. Vendo os problemas de poluição nas cidades, o estresse no transito e outros pontos negativos, um meio de transporte favorável é a bicicleta.
Para a sociedade moderna deixar seus carros em casa é bastante difícil, mas já pensaram no impacto ambiental que ele causa? Ele polui o ar, congestiona as ruas, degrada a cidade, causa estresse e favorece o sedentarismo.
No espaço de três carros (geralmente com uma pessoa) pode circular um ônibus com 60 passageiros ou 20 ciclistas. Todos esses pontos negativos podem ser amenizados, mudando seus hábitos. Substituir seu carro pela bicicleta, economiza traz a diminuição dos congestionamentos, reduzindo o uso do petróleo, sendo transporte barato, trazendo benefícios para a cidade e para a saúde.


A bicicleta é bastante usada em vários lugares do mundo, seja na China, em cidades do interior do Brasil ou em grandes cidades do norte europeu como Amsterdã ou Copenhague, onde quase 40% das pessoas usa a bicicleta para ir ao trabalho.
Um país que utiliza a bicicleta como o meio de transporte é a Alemanha, na cidade de Barcelona, onde lançaram um projeto BICING, onde a necessidade de reforçar e aumentar as opções de transporte local, bem como o desejo global de reduzir as emissões de CO2 motivaram a prefeitura da cidade de Barcelona a lançar o projeto da "Bicing" em 2007, que daria aos moradores da cidade um ambiente alternativo amigável aos ciclistas. Este caso mostra como Barcelona criou um sistema de compartilhamento de bicicletas de grande sucesso. É claro que levar as pessoas a deixar seu carro em casa exige uma alternativa. Para que seja eficiente, essa alternativa tem que ser atraente: um sistema simples, direto na operação, que exige muito pouco tempo do usuário. Paga- se por tempo na de uso das bicicletas, que ficam acopladas a um sistema e podem ser devolvidas em várias áreas da cidade. O sucesso do projeto é significativo. Quando as estações de bicicleta surgiram em março de 2007, o município achava que iria ter 40 mil usuários no primeiro ano. No entanto, em maio, já havia 1.500 bicicletas, 100 estações e 30 mil cidadãos adeptos. Após seis meses, o projeto tinha 90 mil usuários registrados. Hoje, são mais de 175.000 membros inscritos anualmente, que em conjunto contribuem para a média de 50 mil viagens de bicicletas por dia.


Mais de 50 mil usuários do Bicing em média por dia.





Esses sistemas vêm sendo criados não porque (apenas) é uma solução ecologicamente correta e porque andar de bicicleta é legal e feliz. Mas porque as bicicletas ajudam a solucionar problemas do trânsito.tente fazer pelo menos um dos trajetos diários com um meio de transporte alternativo!

O PLANETA AGRADECE!


http://www.sustentabilidade.org.br/
http://anapaulademelo.blogspot.com/2009_08_01_archive.html
http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas_praticas/exibir/115


Débora Gonçalves

Um comentário:

  1. O uso de bicicleta torna-se indispensável para o planeta nas condições, no rumo em que as coisas então tomando, a maneira de como as pessoas estão agindo, a tendência é só piorar, uma das maneiras para tentarmos reverter este quadro é o uso da bicicleta, estimulando o uso da bicicleta, além de facilitar, agilizar as vias de trânsito, deixando as vias mais livres, sem aquela quantidade enorme de veículos, conseqüentemente diminui a poluição vindas dos carros, além do que a bicicleta é um ótimo exercício para a saúde, podendo também ser útil por este lado, principalmente para as pessoas que tem uma vida muito sedentária.

    Patrícia Goulart

    ResponderExcluir