terça-feira, 28 de setembro de 2010
DONGTAN - A primeira cidade sustentável do mundo, na China.
Fonte: (http://popupcity.net/page/21/)
Fonte: (http://www.virtualpoleis.it/galleria_fotografica.php?id_primopiano=176&immagine_i=3)
O governo chinês está erguendo um projeto que promete mudar o cenário local. Trata-se da cidade de Dongtan, que deverá se tornar a primeira cidade ecológica do mundo em 2010.
Fonte: (http://www.wired.com/wired/archive/15.05/feat_popup_sb.html)
“A cidade sustentável que queremos construir promove inovações e mudanças fundamentais na infraestrutura social, económica e ambiental. As principais operações ajustam estas infraestruturas como suportes: a infraestrutura social, como suporte da mobilidade social, inclusão e competitividade; a infraestrutura económica, como suporte de incentivos que promovam uma base económica sustentável e competitiva; e a infraestrutura ambiental, como suporte da qualidade de vida. Finalmente, a infraestutura física deve ser um suporte flexível e facilitador das outras infraestruturas.” (Fonte: Equipe multidisciplinar, a ARUP, dirigida pelo arquitecto chileno Alejandro Gutierrez)
Fonte:(http://oursurprisingworld.com/7-modern-wonders-of-green-technology-conceptual-and-actual-ecological-designs-of-the-future-2/)
A abertura da Exposição Mundial de 2010 em Shanghai marcará a revelacão da eco-cidade recentemente construída de Dongtan. A primeira de quatro eco-cidades a ser construídas na China pela Arup, Dongtan, será amiga do ambiente, com emissões zero de efeito de estufa e sistemas auto-suficientes de água e de energia.
Nesse contexto, ganha importância o conceito de ecocity – uma cidade pensada para ser inteiramente sustentável, como Dongtan, na China.
Fonte: (http://www.jeffreyching.com/2008/04/21/dongtan-eco-city/)
A cidade está a ser projetada como um conjunto de pequenos bairros, para que os percursos sejam preferidos em vez dos amigos do carros. O planejamento urbano em pequenos núcleos favorecerá deslocamentos a pé ou de bicicleta.
Fonte: (http://blog.lib.umn.edu/evans391/architecture/)
Dongtan gerará todas as suas necessidades de energia a partir das fontes renováveis, com emissões zero produzidas pelos veículos citadinos.
Um centro de energia controlará a geração através das turbinas de vento, dos combustíveis biológicos e do material orgânico reciclado.
Uma grande parte do lixo e desperdícios será reutilizado, e o lixo orgâncio será adubado ou usado como biomassa para a produção energética adicional.
Fonte (http://markitscience.blogspot.com/2008_02_01_archive.html)
A água do saneamento será processada para a irrigação e adubagem, e daqui não haverá nenhum desperdício nas operações de descarga.
A cidade está sendo projetada como uma vila, onde as casas serão planejadas para tirar o melhor proveito possível das condições naturais do clima, diminuindo o uso de sistemas de aquecimento ou resfrimento, que consomem muita energia, os prédios terão no máximo 6 andares, dispensando o uso de elevadores, também visando o consumo de energia.
Fonte: (http://on10.net/blogs/jesse/Greenprint-for-the-future-Dongtan-China/)
A primeira fase de Dongtan, uma vila costeira com uma população de 20.000 pessoas, estará concluída em 2010, e espera-se que 80.000 habitem este pedaço de paraíso em 2020.
Fonte: (http://me222.wordpress.com/2008/05/06/)
POSTAGEM:
ARQUITETURA E URBANISMO - 2010-02
UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
ACADÊMICA: RAIANE ZAPELINI DA SILVA
DISCIPLINA: HABITABILIDADE II
PROFA: MICHELLE BENEDET
Assinar:
Postar comentários (Atom)
esta cidade e linda, eu possuo uma pagina no facebook, e esse seu post, de uma inspiração para uma uma postagem.
ResponderExcluirO nome da pagina é: China um mundo em um paiz.
http://mclumaluz.blogspot.com.br/