terça-feira, 28 de setembro de 2010

A primeira cidade sustentável do mundo( MASDAR) em Abu Dabi, um dos Emirados visinhos de Dubai

Cidade 'verde'


Segundo Norman Foster, da Foster and Partners, Masdar será livre de emissões de carbono, com 100% de sua energia fornecida por fontes renováveis.
A cidade deve abrigar também a maior fonte de energia fotoelétrica (conversão direta da energia solar em energia elétrica) do mundo.
Masdar também não terá desperdício, dizem os arquitetos, já que a previsão é de que 99% do lixo seja reciclado ou transformado em compostos.
Outra novidade é o transporte público da cidade, que não terá carros. De acordo com o planejamento urbano elaborado pelos arquitetos da Foster and Partners, nenhum pedestre terá que andar mais de 200 metros para ter acesso ao transporte público.
Além disso, a maioria das ruas da cidade terá apenas 3 metros de largura e 70 de comprimento para facilitar a passagem do ar e incentivar a caminhada.
"Masdar promete estabelecer padrões para as cidades sustentáveis do futuro", diz um comunicado da Foster and Partners, que considera a iniciativa como a "primeira cidade sustentável do mundo, será localizada nos Emirados Árabes Unidos.
Será possível construir uma cidade assim?







Benefícios de sustentabilidade
A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.


Esse um tema realmente preocupante,sustentabilidade, confesso que tenho minhas
dúvidas se realmente essa cidade será sustentável , minha maior pergunta é de onde tiraram água potável tanto para beber,quanto para cuidar de toda vegetação artificial e etc. Ainda falta um longo caminho para estes projetos se tornarem realidade e uma referência para as demais cidades do mundo. Mas só a concepção e a tentativa de se construir com a pretensão de ter emissão zero de carbono, já é um passo à frente, significando uma esperança para que um dia, junto com mudanças culturais e nos hábitos de consumo, possamos ter uma sociedade que tenha como base uma economia urbana verde, limpa e sustentável.





Fontes :

Imagens- eubloger.spaces.live.com
ecolouca.wordpress.com
peregrinacultural.wordpress.com
desus21.blogspot.com


Textos - planetasustentavel .abril.com.br

Fabiano mattos alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário