terça-feira, 28 de setembro de 2010

Arquitetura e Sustentabilidade Ambiental: Juntas na Construção de um Mundo Melhor.

A magnitude das construções tem uma imensa oportunidade de melhoria, onde as principais tecnologias necessárias da o desempenho ambiental nas edificações já que se encontram disponíveis hoje em dia, abrangendo todas as etapas do ciclo de vida dos edifícios, desde a concepção e projeto, passando pelos processos de construção e de uso das edificações e chegando até a etapa de demolição.Os estudos realizados na área da saúde ambiental de nosso planeta chegam a ser indiscutível, do grau de deterioração dos ecossistemas da Terra, em grande parte provocado por ações antrópicas, está atingindo níveis que podem colocar em risco a sobrevivência de muitas das espécies vegetais e animais que aqui habitam. Incluindo nós, os seres humanos. Dados relacionados à construção civil permitem consolidar um quadro nítido da grandeza dos impactos negativos que as atividades podem impor ao meio ambiente. A fase de ocupação do edifício tem que ter a atenção redobrada, pois nessa etapa, até mesmo em função de sua longa duração, concentram-se as maiores parcelas de impacto ambiental e de custos. No edifício, o uso de materiais isolantes mais eficazes e de técnicas de circulação de ar pode permitir a redução significativa dos impactos ambientais associados à energia necessária para aquecimento/refrigeração. Os projetos arquitetônicos que viabilizem o melhor aproveitamento da iluminação natural, conjugados ao uso das lâmpadas mais eficientes hoje disponíveis e de sensores de movimento, conduzem à sensível redução na demanda de energia para iluminação. Já o reaproveitamento das águas servidas ou da chuva pode minimizar a necessidade de captação de água das redes municipais de abastecimento. Os aspectos abordados na escolha do local da construção de proteção de áreas verdes, habitats e recursos naturais, dão reabilitação de áreas degradadas, possibilitando o deslocamento a pé ou uso de transporte público ou individual, com a maximização de áreas não construídas. O espaço prioritário para o estacionamento de bicicletas e veículos não poluentes da à redução das áreas de solo cobertas e maximização da infiltração da água. A redução do uso da água potável traz a utilização das tecnologias inovadoras para o tratamento das águas servidas e estabelecimento de padrões mínimos com desempenho energético na utilização de fontes renováveis de energia. O uso da iluminação natural com a implantação de sistemas individuais de medição do consumo de energia tem um papel importantíssimo na sustentabilidade. A coleta e o armazenamento de materiais recicláveis são indispensáveis para melhoria da cidade. Dando a minimização da poluição provocada pela atividade de construção obtendo uma gestão ambientalmente adequada para os resíduos da construção. A Utilização de materiais reaproveitados ou reciclados, e com certificação garante a qualidade ambiental das edificações para atender a suas prioridades ambientais.

Pequenas ações individuais são a maior força transformadora que se conhece. Ter uma atitude consciente em relação aos nossos hábitos de consumo é a melhor maneira se de mudar o mundo. Economize água, luz, recicle seu lixo, faça a sua parte e ajude a construir um futuro para todos.
Porque a UNIÂO faz a Força!!!




Referências:
http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica
http://e-groups.unb.br/fau/pesquisa/sustentabilidade
http://engenhariaresponsavel.blogspot.com/
http://www.arquitetura.com.br/artigos

Priscila Pacheco

Um comentário:

  1. Com certeza para um projeto novo, para as necessidades que temos hoje em dia, deve ser pensando a questao ambiental, porque esse com certeza é um dos piores problemas na atualidade. O problema é que existem muitos arquitetos "experientes" que trabalham no ramo a anos e utilizam de arquitetura ultrapassada que nao visa mais um crescimento sustentavel. Acredito que se dependermos dos mesmos, estaremos todos mal encaminhados. Entao cabe a nós estudantes de arquitetura, saber lidar com a questao ambiental, pq as vezes com um pequeno detalhe no projeto,se muda todo o conceito do mesmo.


    Henrique Carvalho

    ResponderExcluir