terça-feira, 28 de setembro de 2010

Programa Biocidade em Curitiba


A biocidade pode ser guia para a reorientação de um novo estilo de vida urbano. A preservação ambiental é um dos pilares estratégicos do processo de planejamento que a cidade de Curitiba vem realizando há mais de 40 anos.
O programa de biocidade tem por objetivo reduzir perdas de biodiversidade local envolvendo ações especificas como a reintrodução de plantas nativas, a erradicação de plantas exóticas e educação ambiental.
Ao considerar a preservação da biodiversidade urbana sob uma perspectiva sistemática, Curitiba tranqüiliza um fato: a sustentabilidade ambiental do planeta depende, necessariamente, da sustentabilidade das cidades.
O programa de BIOCIDADE, lançado em 2007, aprimora conceitos de gestão ambiental, abrange projetos que abordam um amplo conjunto de questões urbanas e apresenta um menu importante de soluções inovadoras.
Entre os projetos abordados encontra-se o projeto plantas nativas ornamentais que busca resgatar a biodiversidade urbana, através da utilização da flora regional nativa.

O programa inclui ainda, projetos com o objetivo de substituir espécies invasoras com espécies florestais nativas, tendo como objetivo reduzir os impactos ambientais, tais como a luta contra as espécies nativas por espaço e alimento, propagação de doenças e mudanças drásticas nas características dos ecossistemas.

Através do Programa de BIOCIDADE, 80 mil mudas ornamentais foram plantadas em Curitiba, as aves, a fauna aquática, os macroinvertebrados e os mamíferos também merecem atenção especial do programa, através Nativa e do Projeto Fauna Exótica.
As ações de Educação Ambiental alcança grande repercussão na comunidade, através da distribuição de cartilhas e folhetos que destacam a biodiversidade da vida no ecossitema urbano. Algumas escolas são bosques nas proximidades, que foram adotados como no exterior laboratório, onde as crianças interagem com a natureza e levam para casa noções básicas de responsabilidade ambiental.

A cidade de Curitiba foi escolhida para receber o prêmio Globe Award Sustainable City 2010, ofertado pelo Globe Forum, entidade sueca que reúne empreendedores preocupados com a sustentabilidade global. A cidade foi escolhida por unanimidade pelo comitê, com a apresentação do programa Biocidade, que condiciona todas as ações do município à questão ambiental. Entre outras coisas, o programa incentiva a população a conhecer as espécies vegetais nativas da capital e região metropolitana para ajudar a preservá-las.
Muito antes o mundo ficou preocupado com o aquecimento global, Curitiba já estava planejada para reduzir a emissão de carbono, oferecendo a população um sistema de transporte de massa, ao mesmo tempo confortável, rápido, eficiente e econômico: o ônibus. Menos carros nas estradas, o trafego mais organizado, menos poluição. Mais conforto, mais rapidez e mais economia para o usuários, a cidade creceu ao longo dos eixos do massa sistema de transporte.

Curitiba talvez seja uma das cidades que tem maior preocupação com a meio ambiente, com os impactos ambientais que vem ocorrendo, inclusive no Brasil, o programa da Biocidade é uma maneira bem clara de Curitiba demonstrar essa preocupação e tentar fazer com que, as pessoas, não só da cidade mais do restante do mundo tomem consciência do que está acontecendo e tentar fazer algo para amenizar os impactos que ainda estão por vir. Não pensar apenas em "itens" isolados, mais pensar em um todo, como plantas nativas, questão dos animais, poluição, coisas que juntas causam grandes problemas para a cidade, para o planeta, para todo o Universo.

http://www.orbitas.com.br
www.biocidade.curitiba.pr.gov.br/


Patrícia Goulart

Nenhum comentário:

Postar um comentário