quinta-feira, 6 de maio de 2010

Um olhar e uma atitude






A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local, até o mundo inteiro, é um fato muito abordado hoje em dia. Muitas empresas vendem a imagem de serem ecologicamente corretas. Mas as cidades estão longe de não serem poluentes. E o primeiro passo para amenizar este fato é a conscientização do povo.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos, que são: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, e culturalmente aceito.
Na arquitetura já existem várias maneiras de se construir de uma forma que não agrida o meio ambiente. Tal modelo de construção, aproveita os recursos naturais, como ventilação, iluminação.. aproveita a água da chuva e utiliza energias renováveis.
As formas de poluição que existem em uma cidade atual são: indústrias que emitem poluentes através das chaminés sem filtros, o uso abusivo de automóveis particulares causando congestionamento, e lançando gases poluentes, a quantidade de lixo acumulada em lugares não propícios causando enxentes.
Uma solução adequada para o lixo é a reciclagem de uma maneira diferente, distribuindo lixeiras específicas para cada tipo de lixo. Para resolver a quantidade excessiva de carros, um investimento em transporte coletivo mais eficiente e de menor custo. O aumento da fiscalização é indispensável nas indústrias para o uso do filtro adequadamente. A construção de áreas verdes para aumentar a permeabilidade do solo, assim diminuindo enxentes e a área verde em si melhora a condição do ar e consequentemente da vida. Os impactos humanos hoje são globais e ireverssíveis mas inevitáveis.

Alunas: Alice Rossi, Marina Oenning, Paulline Niehues M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário