quinta-feira, 6 de maio de 2010

Artigo: Sustentabilidade/Realidades-Ações


Mais que um discurso ´´verde``, a importância de ações sustentáveis na sociedade é hoje necessidade.
Sempre ouvimos sobre uma possível crise de recursos naturais, e uma provável resposta da natureza contra o homem, muitas vezes esse alarme contra um futuro catastrófico fez com que as pessoas criassem uma idéia errada sobre o que é a Sustentabilidade, duvidando de tantas ameaças, que há trinta anos atrás não eram tão evidentes.
Porém agora os alarmes viraram fatos, realidade, pois em qualquer canto do mundo sentimos efeitos do nosso descaso com o meio.
Efeitos esses da poluição, do uso incorreto dos recursos, e também de um modo egoísta de viver da sociedade.
A nossa organização, economia capitalista, gerando segregação entre os indivíduos, tão evidente como se tivéssemos necessidades diferenciadas também, dificultando políticas que tragam benefícios às maiorias, enquanto as minorias privilegiadas consomem o que resta dos bons recursos.
Esquecendo que os recursos naturais não são inesgotáveis,
Usando meios artificiais como o uso de ar-condicionado, carro, aviões, água mineral em garrafas plásticas, plásticos, embalagens, comida pronta, congelada, fast-food, alimentando um ciclo vicioso, que ao invés de evoluir, nos afasta de uma solução.
Sem contar com as cheias, terremotos, tão comuns hoje nos noticiários, cada dia em um canto diferente do mundo, em alguns mais ou menos vezes, mas acredito que nos últimos anos tenham acontecidos desastres naturais em cada parte do mundo.
Apontar alternativas que reduzam esses eventos é uma obrigação de cada um, e transformar as alternativas em ações, mais ainda.
Basta não fecharmos os olhos para o mundo que vivemos, que
está muito diferente, mesmo se compararmos a nossa infância.
Por outro lado nos enganamos novamente quando acreditamos na publicidade verde, usada por nós para mais uma vez fingir que nada acontece, e induzir pessoas crentes na boa fé alheia para que use determinado produto, dizendo que este faz bem à natureza, que cada unidade consumida é arvore plantada, que comprando um você ajuda a preservar uma floresta.
Sinceramente, se fosse realidade teríamos algumas florestas bem preservadas, espalhadas por todos os países.
Florestas estas proporcionais ao tamanho dos aterros sanitários ou rios, mares, e florestas poluídas com o acúmulo de lixo proveniente de embalagens de produtos como estes que anunciam o cuidado com o meio ambiente.
Soluções reais são acompanhadas de um comportamento igualmente honesto e responsável, onde somente após resultados comprovados é que podemos comemorar e até colher os frutos deste cuidado que também é uma obrigação com a natureza.

Acadêmico: Fernando Gyrão Góes
Professora Arquiteta Michelle Benedet
Universidade do Sul de Santa Catarina/ Unisul
Disciplina de Habitabilidade 2 – Semestre 2010-A


Imagem/Fonte: http://fc01.deviantart.com/fs21/f/2007/255/3/3/Sustentabilidade_by_Tributino.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário