quinta-feira, 6 de maio de 2010

Bicicleta na Cidade - Mobilidade + Sustentabilidade

A palavra sustentabilidade não é um termo desconhecido, pois, está presente nos discursos políticos, em slogan de empresas multinacionais e em universidades, mas nunca na vida cotidiana das pessoas. Essa é uma palavra que deveria estar em nosso vocabulário desde que nascemos, e conseqüentemente estar inclusa em nossa educação. Dessa forma, aprenderíamos a cuidar do que é nosso, ou seja, do nosso planeta. Se cada ser humano tivesse essa educação exemplar nas escolas e principalmente dentro de suas próprias casas, onde o ato de se comportar perante situações que prejudiquem o planeta, seria interferido de forma mais árdua pelas pessoas mesmo que fosse algo pequeno, ou seja, um pequeno gesto faz diferença e poderíamos cuidar melhor do nosso planeta. A maneira de viver de forma muito capitalista, onde o dinheiro e benefícios próprios falam mais altos é o que move o planeta do século XXI. Nossa tecnologia é muito avançada em comparação há décadas atrás, temos condições plenas não necessariamente em dinheiro, e sim, em recursos naturais para poder botar em prática idéias que seriam soluções para amenizar um pouco dos problemas que são causados pelo homem. Existem várias formas de solucioná-los: o investimento de transportes públicos mais adequados, utilização de energia solar para o atendimento de iluminação pública principalmente em lugares de difícil acesso, utilização de pisos em calçadas e em lugares públicos para a geração de energia com a força cinética, estudos urbanos das cidades mais aprofundadas para a utilização dos espaços mais adequadamente, e assim por diante. Esses recursos são meios em que o governo deveria se preocupar e investir, pois, são formas que necessitam de alto apoio financeiro. Na realidade de nosso país, é extremamente dificultoso conseguir verbas, principalmente para esses fins. Como existe a utilização de veículos motorizados de combustível fóssil em excesso, existe uma opção para solucionar esses caos que acontecem ao longo dos tempos: devemos conscientizar as pessoas no incentivo da utilização de bicicletas em área urbana. Assim, usufruímos de veículos limpos e ecologicamente falando, são importantes na diminuição de gazes poluidores no ar. Vale ressaltar que os benefícios ao meio-ambiente vão além da questão da redução das emissões dos veículos automotores. Como a questão do menor uso do solo, tanto para a circulação na via pública, quanto também para os estacionamentos públicos, privados e residenciais, com os respectivos espaços para manobra, que também são menores (imagine o contrário: um carro a mais na família, implica em aumentar a garagem e aumentar o espaço no pátio para manobra. Para este aumento são sacrificadas aquelas árvores que estorvam e o gramado é substituído por algum revestimento para não dar barro em dias de chuva!). As vantagens da bicicleta sobre as alternativas de transporte:  Preço acessível;  Baixo custo de manutenção;  Baixo impacto sobre o meio ambiente;  Melhoria da saúde dos usuários - bem estar físico e mental,  É ao mesmo tempo, um meio de transporte e de lazer;  Não requer combustível;  Em congestionamento ou de interrupção de tráfego, o ciclista encontra meios de prosseguir sua viagem;  Menor necessidade de espaço público;  O custo da infra-estrutura para bicicletas é muito inferior: menor espaço viário e estacionamento, capacidade de suporte da pavimentação, sem falar em sinalização e controle. De acordo com a matéria do site da revista Galileu, existem as 10 melhores cidades que utilizam a bicicleta como forma de meio de transporte individual na área urbana, são elas : Amsterdã-Holanda, Copenhagen-Dinamarca, Bogotá -Colômbia, Curitiba-Brasil, Montreal-Canadá ,Portland-Estados Unidos, Basiléia- Suíça, Barcelona-Espanha, Pequim-China, Trondheim- Noruega. Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI136901-17579,00.html A cidade do Futuro Um projeto, desenvolvido pela dinamarquesa RAFFA Architecture & Design, para Copenhague. A empresa diz que, com esse sistema, o número de adeptos às bikes passaria de 37% para 50% da população.


UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
ACADÊMICOS: CAMILA DA SILVA, CLAUDIA NUNES MATEUS, DOUGLAS GONÇALVES PEREIRA
DISCIPLINA: HABITABILIDADE II
PROFA: MICHELLE BENEDET 2010/1

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