quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cidade Sustentável, um passo para uma melhor qualidade de vida

Para começar a falar sobre cidades sustentáveis, fica necessário descrever os problemas que atualmente estão bem visíveis em todas as partes do mundo. Dentre as negativas, podemos destacar a grande quantidade de pessoas que vivem nos subúrbios, o numero excessivo de carros circulando diariamente pelas ruas, a superlotação dos centros urbanos, poluição das ruas e do ar devido à presença de indústrias e a falta de saneamento básico, Com o avanço das grandes tecnologias, as pessoas passaram a se preocupar menos com as conseqüências...
Os recursos fundamentais e básicos para tornar uma cidade menos poluidora está acarretados na substituição dos carros para transportes coletivos e nas fabricas o uso obrigatório de filtros, que reduziria a poluição do ar impulsionar as pessoas a utilizarem mais bicicletas, introduzindo maior número de ciclovias. Fica viável o maior numero de parques abertos e praças arborizadas com espaços para lazer ao ar livre e a pratica de reciclagem do lixo seco e a transformação do orgânico em adubo, nisso seria necessário a maior colocação de lixeiras em vários pontos das cidades com a divisão dos lixos. Além disso, Introduzir nas residências e nas ruas o uso da energia solar, o que reduziria bastante a utilização de fontes não renováveis.




Com respeito a isso, no Brasil, o maior exemplo prático de cidade sustentável é Curitiba, que está entre as dez cidades mais sustentáveis do mundo. Segue abaixo um artigo da Revista Geração Sustentável:

“Curitiba recebe prêmio Internacional de Cidade Sustentável
A cidade de Curitiba foi escolhida para receber o prêmio Globe Award Sustainable City 2010, ofertado pelo Globe Forum, entidade sueca que reúne empreendedores preocupados com a sustentabilidade global. "É uma vencedora muito sólida, com um plano holístico que integra todos os recursos estratégicos conectados com inovação e sustentabilidade futura", disse o presidente do comitê de jurados do Globe Award, Jan Sturesson, ao anunciar a escolha hoje. A entrega foi em 29 de abril no Museu Nórdico de Estocolmo, com a presença do prefeito Luciano Ducci (PSB).


A capital paranaense foi escolhida por unanimidade pelo comitê, do qual faz parte o diretor de Relações Internacionais da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda.

(...)O principal programa apresentado por Curitiba foi o Biocidade, que condiciona todas as ações do município à questão ambiental.
Uma política que começou há anos e não sofreu descontinuidade. Em razão disso, Curitiba tem hoje média superior a 50 metros quadrados de área verde por habitante (...)”

Junto a Curitiba, outra cidade que está muito a frente do restante do mundo em relação à sustentabilidade é Frankfurt, na Alemanha.
Segue uma matéria do Fantástico sobre ela:




Se todas essas soluções fossem aplicadas, a poluição diminuiria, hábitos melhores seriam introduzidos e praticados e consequentemente levaria a todos uma melhor qualidade de vida.

Claudia Matos
Débora Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário